Projecto EMPRE em Abrantes 2008/2009

A promoção das competências associadas ao Empreendedorismo e à inovação nas crianças e jovens em idade escolar, é uma actividade de grande importância para o futuro da região e do País. Por este motivo, a TAGUSVALLEY e o Instituto Poltécnico de Tomar (IPT) lançaram em 2008 o projecto EMPRE - Empresários na Escola, projecto esse desenvolvido no âmbito do programa Equal.


O EMPRE é um projecto ambicioso que começou por ser implementado em Val del Nalón (Espanha) em 2003 e que devido a um enorme sucesso se expandiu a diversos países, a nível mundial (Europa e Américas). Em 2006, o programa contou com a participação de 2 turmas da Escola Secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã), tendo resultado dessa experiência a criação de uma disciplina de Empreendedorismo.


O EMPRE tem como função básica o desenvolvimento de capacidades empreendedoras nos jovens adolescentes, através da criação e gestão de uma empresa na escola. Desta forma, os estudantes são confrontados com a necessidade de tomar decisões de negócios de forma autónoma embora acompanhada.


A TagusValley e o IPT funcionam neste projecto como facilitadores de processos entre as escolas e todas as instituições englobadas na envolvente do EMPRE. Assim, a TagusValley e o IPT esperam com este projecto inovador poder consciencializar os jovens para as verdadeiras necessidades de uma empresa, para as dificuldades que estas enfrentam, estimulando o desenvolvimento das competências necessárias à concretização das suas ideias, de forma que num futuro próximo este jovens revelem atitudes mais empreendedoras. No plano de formação pessoal, o EMPRE tem como principal alvo, o desenvolvimento de competências que se consideram necessárias e vitais para o desenvolvimento pessoal, como é o caso da auto-confiança, planeamento, criação de objectivos e metas, capacidade comunicativa, trabalho em equipa, entre muitas outras associadas ao EMPRE.


O projecto EMPRE, no seu primeiro ano de vida no concelho de Abrantes foi implementado em 4 turmas de 8º ano (3 turmas na Escola Secundária Solano de Abreu e 1 turma na Escola Básica 2,3 D. Miguel de Almeida). Está envolvido neste projecto um total aproximado de 100 alunos e 3 professores.